terça-feira, 17 de novembro de 2009

SOPHIA E EU


A maior parte dos meus contemporâneos não me levou muito a sério como poeta. Será que o futuro me compreendeu melhor? Dizem que Sophia Andresen (teria antepassados estrangeiros, como eu?) é uma grande poetisa da língua portuguesa. Conhecem? Podem conferir aqui. Este é um poema dela acerca do meu mundo.



Cesário Verde

Quis dizer o mais claro e o mais corrente
Em fala chã e em lúcida esquadria
Ser e dizer na justa luz do dia
Falar claro falar limpo falar rente

Porém nas roucas ruas da cidade
A nítida pupila se alucina
Cães se miram no vidro de retina
E ele vai naufragando como um barco

Amou vinhas e searas e campinas
Horizontes honestos e lavados
Mas bebeu a cidade a longos tragos
Deambulou por praças por esquinas

Fugiu da peste e da melancolia
Livre se quis e não servo dos fados
Diurno se quis- porém a luzidia
Noite assombrou os olhos dilatados

Reflectindo o tremor da luz nas margens
Entre ruelas vê-se ao fundo o rio
Ele o viu com seus olhos de navio
Atentos à surpresa das imagens

Sophia de Mello Breyner Andresen, Ilhas, 1989


Proposta de trabalho (deixar comentário):

Um desafio: que tal tentares criar um texto poético que procure tanbém dar conta do modo como vês Cesário Verde e a sua poesia? O blogue escolherá alguns dos textos recebidos, dando-lhes o devido destaque na secção com a etiqueta "Que dizeis vocês de mim?" .

Sem comentários:

Enviar um comentário